Mercado de Equinos no Brasil movimenta cerca de R$ 7,3 bilhões


Érica Brito, Beth Boas e Cristiane Fernandes

O Brasil possui o terceiro maior rebanho de equinos do mundo e movimenta cerca de 7,3 bilhões de reais por ano, o que leva o setor da equinocultura a se destacar na economia do País





O Brasil possui o terceiro maior rebanho de equinos do mundo e movimenta cerca de 7,3 bilhões de reais por ano, o que leva o setor da equinocultura a se destacar na economia do País. O que impulsiona a movimentação do setor, é a constante busca por uma alimentação completa, o manejo adequado e tecnologias que contribuam para o melhor desempenho do animal que pratica esporte. 

O médico veterinário e coordenador da área de equinos da Premix, Thiago Centini, explica que para garantir o bom desempenho do cavalo atleta é preciso levar em consideração fatores importantes. “A raça, a idade, a modalidade esportiva e as necessidades específica de cada animal, tudo isso conta para elaborar o programa nutricional mais indicado”, comenta. 

Para atender as necessidades destes animais, existem no mercado rações e suplementos minerais específicos, desenvolvidos com alta tecnologia. O segmento de ração é o segundo mais expressivo no setor de equinos, ficando atrás apenas de medicamentos veterinários. Os consumidores de ração industrializada movimentam no país aproximadamente R$ 60 milhões. “Os criadores de cavalos destinados à prática de esporte sabem que investir em rações e em tecnologias no manejo, é um fator fundamental para reduzir os custos com veterinários e medicamentos, pois preservam a saúde do animal”. Já entre os cavalos de lida, ainda existe uma resistência quanto a importância do consumo de rações e aditivos. “Existe uma carência de informações sobre a criação de equinos, principalmente nas regiões norte e nordeste, mas a inclusão de atividades esportivas como as provas de vaquejadas, aos poucos vão despertando o interesse dos competidores e de criadores em preparar melhor o seu rebanho, completa Centini. 

A Premix, indústria nacional referência em tecnologia para nutrição de animais de grande porte, possui uma linha de produtos e serviços de consultoria específicos para equinos e que buscam atender as necessidades dos criadores. Dentro do seu portfólio, a empresa conta com a Ração Atlhetic Horse, especialmente desenvolvida para equinos que desempenham atividades físicas, intensos treinamentos e competições, para repor os nutrientes gastos. Ela é enriquecida com altos níveis de energéticos, proteicos, vitamínico e minerais. Outro produto de destaque é o Premiphós Haras Fator P®, um suplemento mineral vitamínico aminoácido que corrige carências nutricionais tornando o cavalo mais saudável, disposto e apto para desenvolver qualquer atividade. O Fator P® é uma exclusividade da Premix, trata-se de um aditivo 100% orgânico aprovado pelo IBD, que contém aminoácidos, probióticos e ácidos graxos essenciais que melhoram a digestão de alimentos fibrosos e a absorção de nutrientes. 
Compartilhar

About Sistema Blogger Brasília de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário